domingo, 22 de março de 2009

Após Instalação do Debian Lenny (Kde), Instalação de Programas Importantes, Básicos e Configurações Básicas.

Aqui vou explicar para iniciantes em Debian Lenny, o básico para Desktop, tanto para quem inicia em Linux, como para quem já conhece um pouco sobre Linux, o básico é o que eu considero importante.
Vou adotar como padrão o Kde como Ambiente Gráfico, isso pelo fato de eu usar e assim conhecer e também posso assim testar o que eu passo aqui (não tenho duvida que é um excelente ambiente gráfico para iniciantes em Linux)
O Kde é um ótimo Ambiente Gráfico, tem muitos programas e se destaca por ser bem configurável isso de forma gráfica, sendo o primeiro contato com o Linux, ele vai servir para se aprender como é Linux, estabilidade do Linux, segurança, sua leveza pois não precisa de um computador com muitos recursos, programas, configurações, o primeiro contato até a fase de experimentar outros Ambientes Gráfico.
O Debian Lenny que é o estável, é uma ótima distribuição para iniciantes, porque digo isso, eu comecei com o Debian na época era o potato, sempre usei como Desktop, o debian tem uma fama de não ser para iniciantes, uma coisa que nunca concordei.
O Linux tem muitas distribuições, e tem basicamente 2 pontos e variação entre eles, seria as distribuições que precisam de um conhecimento maior para instalar e configurar, que por n motivos os tornam assim, por exemplo, para serem mais otimizados ao seu hardware (rápidos), mais seguros, ou mesmo por serem mais simples.
Também tem as distribuições que tentam ser o mais amigável possível ao usuário, o que se quer dizer com isso, que sejam simples de usar, que não necessite de muito conhecimento para instalar e configurar (usar), e mesmo assim seja seguro e estável.
Agora definidos vamos comparar com um sistema operacional bem famoso, por acaso o windows é fácil?
Vamos ver, sera que um usuário saberia instalar ele (vista ou xp), depois configurar os drives que precisem, tem vez que tem vários e precisa se escolher qual é o correto para o seu hardware.
Instalar todos os drives e se preciso localizar na web um novo.
Depois configurar o sistema gráfico como gosta, e instalar os programas um por um, e para finalizar configurar o firewall mais amigável, é fácil?
Finalizando, saber que não pode instalar qualquer coisa, ou mesmo ir em qualquer pagina pois tem sempre o risco de ter, virus, malware, spyware, trojan, worm, rootkits, dialer, keylogger, etc...
Acho que fica claro (para mim) que quem usa o computador sem ter muita dor de cabeça, sabe um pouco sobre informática, diria que seria o básico, pois menos que isso ou se usaria pouco ou se teria vários problemas.
Com isso me fica claro que windows pode ser fácil de um ponto de vista mas difícil de outro, agora o debian é uma distribuição que no meu ponto de vista, tenta ser o mais fácil possível, sem comprometer a segurança e a estabilidade do sistema.
Sendo seu forte a quantidade de pacotes (software) e o trabalho para se lançar e manter uma distribuição estável, para ter uma ideia foram 6 meses só corrigindo e testando a distribuição até que ela chegasse a um ponto de estabilidade considerado minimo, ai ela é lançada, também tem uma boa segurança e uma coisa que se fala pouco, mas considero importante falar, ela é feita aos moldes do GNU (Debian, GNU/Linux, Debian GNU/Linux, Sobre o Debian), quando tiver tempo de uma lida para saber o que significa vale a pena.
Sempre que digo iniciante, digo iniciante em Linux, pessoa que conhece o básico sobre informática (quem conhece bem os problemas do windows :) )
O Debian Lenny foi lançado em 14/02/2009 uma distribuição bem recente.

Esse Guia é a segunda parte do Guia Debian Lenny para Íniciantes, sendo a primeira parte.
Debian Lenny 5.0, Instalação para Iniciantes, Notas e Informações de Lançamento.
http://flavioblogg.blogspot.com/2009/02/debian-lenny-50-instalacao-para.html


Iniciantes instale esses programas como eu coloco, foi pensado nisso, depois pode usar o synaptic para colocar, retirar e atualizar o sistema.
O aptitude ele instala vários outros pacotes (programas), é assim mesmo, esta certo.


Passando o Kde para Português

Abra o terminal como root

Em Inglês
em Menu, System, More Applications, Terminal Program - Super User Mode

Em Português
em Menu, Sistema, Mais Aplicativos, Terminal - Modo Super-Usuário

Senha do root.

Ai apenas copiar e colar o comando no terminal como root, conectado na net.

aptitude install kde-i18n-pt kde-i18n-ptbr


Em Inglês
Em Menu, Control Center, Regional & Accessibility, Country/Region & Language

Em Português
Em, Menu, Centro de Controle, Regional & Acessibilidade em País/Região & Idioma


Em Inglês
Agora clique em Add Language, Other, ai escolhe Portuguese e depois Português do Brasil

Apply

Menu, Log Out..., End Current Session

Configuração da linguá, tem que ficar assim, nessa ordem como esta ai na imagem.

Para colocar o kdm (onde se da a senha e login em modo gráfico) em português, em Menu, Centro de Controle, Administração do Sistema, Gerenciador de Login
Na aba Aparência, em Localidade Idioma, só escolher.
Precisa clicar em Modo Administrador, ai senha root.


Pacotes Importantes para Notebook, principalmente
Também se pode usar no Desktop

aptitude install acpi-support powersaved

Aqui tem duas coisas fundamentais na minha opinião, um configura um bug no hd o que ficou conhecido como bug do hd no ubuntu, pelo que vejo apenas uma configuração que as distribuições que eu conheço todas tinham o mesmo problema.
Sobre esse bug, e veja se foi configurado corretamente, ele explica como.
http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/
Para verificar precisa instalar o pacote a baixo em, Pacote Importante monitorador de HD.

O outro é o programa para trocar a frequência do processador, ele num notebook faz com que a temperatura do note fique menor, por exemplo, o meu a temperatura máxima é de 95 com ele fica em dias quentes em media 72, 73 (no máximo), agora sem ele, a 85 (no máximo), e com bateria poupa a bateria conforme a configuração, pelo que vi no meu.


Pacote Importante monitorador de HD

Esse pacote tem dois programas um que monitora e outro que permite verificar o HD entre outras coisas.
O que monitora, monitora o HD (SMART) assim se o HD tem alguma falha ou aviso de possível falha ele avisa, evitando perda de dados.

aptitude install smartmontools smart-notifier

A configuração, importante já que sem ela não vai funcionar (o monitorador)

Aqui mostro como
Configurar, Firestarter sem Senha e com Tema, Update-Notifier no Kde e Smartd (korn, kmail).
http://flavioblogg.blogspot.com/2009/03/configurar-firestarter-sem-senha-e-com.html


Programas de uso Básico

aptitude install knemo ksensors gkrellm firestarter ktorrent2.2 basket gdebi gwenview-i18n

ksensors programa para monitorar, com alarme se passar o valor estabelecido e verificar, temperatura do processador, HD, voltagem, ventoinha, etc, e tem um (gkrellm) que pode monitorar a temperatura do processador gráfico quando se tem um com sensor, também com alarme.
knemo monitor de conexão, faz também o calculo de quanto de dados foi recebido e enviado e o total dos dois e guarda essas informações, também serve de monitor de rede, avisando quando esta conectado ou não, entre outros.
firestarter, firewall gráfico, e fácil de usar (Veja a Nota a abaixo)
ktorrent programa para torrent.
gdebi um utilitário para instalar pacotes apenas clicando neles, e ele coloca as dependências se necessário, bem útil (cuidado principalmente com o navegador, não instale nada via navegador que não conheça).
gwenview visualizador de imagens, muito bom.


Reconfigurar hddtemp

Comando como root, como já vimos (terminal como root).

dpkg-reconfigure hddtemp

Na pergunta, Deve o /usr/sbin/hddtemp ser instalado com SUID root?
Coloque Sim

O resto apenas de enter.


O Gdebi, precisa ser configurado para ele funcionar.

Não sei o que acontece com o Gdebi, pois parece que ele não gosta do Kde, ele tem o ícone feito, mas nem aparece, mesmo se insistir :)

Nada que não se resolva :)

Clique no Menu, só que com o botão direito do mouse, Editor de Menus

em Sistema, em Gerenciador de Pacotes (KPackage), selecione ele, clique com o botão direito, Copiar, clique em Sistema, botão direito Colar

Agora nesse que se colou, retire as informações que estão ai e coloque.

em Nome, GDebi Package Installer
em Descrição, Gerenciador de Pacotes
em Comando, gksu gdebi-gtk

clique no ícone, escolha em Ícones do Sistema, Aplicativos.
Escolha o ícone update-notifier, Ok

Veja como ele esta, e se preciso, coloque ele num lugar que fique bem, em Sistema, apenas arrastar¹.
arrastar¹, clique nele e não solte, arraste para o local desejado, e solte.

Menu Arquivo, Salvar


Nota: No firestarter não sei exatamente o porque, ele tem um bug que fecha ele depois de um tempo, que já foi corrigido mas o pacote não foi baixado para o Lenny, assim ficou com o bug, depois de instalar o firestarter, pegue esse e instale.

firestarter, quem já leu esse guia sabe que o link anterior era do debian, mas como o pacote ficou na versão squeeze, agora ele foi atualizado, assim agora apenas funciona na versão squeeze.
Solução esse do Ubuntu, já verifiquei a compatibilidade e se funciona direitinho no Debian Lenny, aqui funciona direitinho.
http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/f/firestarter/firestarter_1.0.3-6ubuntu3_i386.deb


Se não escolher lugar geralmente ele copia o arquivo para, a area de trabalho (papel de parede) ou para o seu diretorio /home/seu login

Após copiar, clica no arquivo e ele vai abrir um programa de instalação, ai é apenas instalar.
Se configurou o Gdebi faz assim, botão direito do mouse no pacote, Abrir Com, GDebi Package Installer (cuidado principalmente com o navegador, não instale nada via navegador que não conheça).

Configurar, Firestarter sem Senha e com Tema, Update-Notifier no Kde e Smartd (korn, kmail).
http://flavioblogg.blogspot.com/2009/03/configurar-firestarter-sem-senha-e-com.html


Configurar os repositórios do Debian

São os endereços de onde vem os pacotes, atualização de segurança, e atualização de pacotes voláteis, muito importante.
Já demostrei uma forma a simples (de colocar o repositório principal, onde estão todos os programas) aqui em Configuração, e também já mostrei como colocar o programa gráfico que faz isso aqui em Programas Básicos que Faltam, assim vou mostrar as imagens do programa com as configurações, assim deixe as configurações do seu igual.
em Menu, Sistema, Canais de Software
senha root
Seja cuidadoso


Configurações dos Repositórios (clique na imagem ela amplia), sobre o tema de Gtk Geramik


Update-Notifier no Kde

Já falei dele e demostrei como instalar ele junto de outros programas importantes também, aqui em Programas Básicos que Faltam, agora mostro como configurar ele também.
Configurar, Firestarter sem Senha e com Tema, Update-Notifier no Kde e Smartd (korn, kmail).
http://flavioblogg.blogspot.com/2009/03/configurar-firestarter-sem-senha-e-com.html


Pacotes Recomendados da Instalação e não Instalados

Isso é para quem não ativo a internet na instalação, eu recomendo também para quem ativo, não custa nada, isso é para o cd 1 do kde apenas.
Acredito que em um cd não comporta todos os pacotes (programas), assim precisa se retirar para que ele tenha o tamanho certo.
Uma explicação simples dos pacotes recomendados, os pacotes (programas) no Debian são feitos assim, cada pacote ele pode pedir por pacotes que são organizados assim Dependências, Recomendáveis, e Sugestões.
Os pacotes de Dependências são essenciais, sem eles o programa não funciona.
Os pacotes Recomendáveis são importantes, tipo colocam os programas básicos de uso para aquele programa e são por padrão instalados, se pode configurar para não, mas apenas recomendo para experientes e sendo analisado caso a caso.
Os pacotes de Sugestões, são como o nome diz sugestões, eles ficam ali apenas como sugestões, e não são instalados, para instalar eles precisa colocar eles um por um.

Um exemplo para entender, do gimp
http://packages.debian.org/lenny/gimp


Agora vamos instalar eles, os que já tiverem ele não instala.

aptitude install lilo-config vorbis-tools flac sane-utils avahi-daemon xml-core ocrad gocr dvipdfmx lmodern gnokii uuid-runtime libdvdnav4 tipa kghostview avahi-daemon dbus-x11 libgtk2.0-bin libgl1-mesa-dri libio-socket-ssl-perl libsmbios-bin uswsusp vbetool radeontool x-ttcidfont-conf libatm1 kaffeine cervisia docbook-defguide kompare imagemagick ncompress unzip zip zoo bzip2 p7zip-full x-ttcidfont-conf dash hdparm vbetool uswsusp qca-tls lm-sensors libpaper-utils libatk1.0-data libhtml-format-perl libcompress-zlib-perl libparse-debianchangelog-perl libnss-mdns kscreensaver-xsavers psfontmgr kde-icons-mono esound-clients fam openssh-blacklist openssh-blacklist-extra libft-perl gnuift vcdimager dvd+rw-tools libk3b3-extracodecs flite libglib2.0-data kdenetwork-filesharing ktalkd lisa network-manager-vpnc network-manager-openvpn libgs8


Lembre-se de manter sempre o sistema atualizado, seja usando o Update-Notifier que demostro acima, ou o synaptic que demostro aqui em Terminal como root, la no final dessa parte.


Instalação de Fontes Extras.
Desde paginas na net que são feitas para essas fontes a programas que usam, etc...

Precisa estar conectado na net, pois o pacote ele vai pegar as fontes na net e instalar, assim até estar instalado precisa estar conectado.

aptitude install ttf-mscorefonts-installer ttf-root-installer ttf-bitstream-vera ttf-opensymbol

Na instalação as telas que aparecem apenas de enter.


Nacionalização Extras.

aptitude install myspell-pt-br aspell-pt-br ibrazilian wbrazilian brazilian-conjugate


Compactadores e Descompactadores

aptitude install bzip2 ncompress p7zip-full unzip zip zoo rar unrar tar arj lzma lzop unace lha


Importante sobre Iceweasel(Firefox) do Debian

Como a Mozilla anunciou que parou de atualizar o Firefox 3.0 sendo a ultima atualização a de 30/03/2010, e o Iceweasel(Firefox) do Debian é baseado no 3.0, eu recomendo que atualizem para o Firefox Oficial, no link explico como.
Desinstale o Iceweasel antes de instalar o Firefox.

aptitude purge iceweasel

http://flavioblogg.blogspot.com/2009/01/pacotes-oficiais-do-firefox-thunderbird.html


Multimídia

Ver vídeos ouvir musicas etc...

aptitude install kaffeine-mozilla smplayer ffmpeg amarok soundkonverter soundkonverter-amarok libk3b3-extracodecs digikam mozilla-mplayer ffmpeg2theora libqt4-core libqt4-gui

kaffeine, uso ele para ver os videos e musicas via browser no web.
smplayer, uso para ver tudo que tiver no micro video clip, etc, muito bom.
mplayer, muito bom, ele é o motor (play) do smplayer, e com ele como plugin se pode ver filmes da web que com outros não, entre outras coisas.
soundkonverter, converte formato de musicas para vários outros formatos
digikam, um gerenciador de fotos digitais.
amarok, tocador de audio.
As Dependências do Hyper Video Converter, esse programa precisa ser instalado a parte, a baixo explico como.


Codecs

http://www.debian-multimedia.org/dists/stable/main/binary-i386/package/w32codecs.php
No fim da pagina clique em w32codecs.
ou
http://www.debian-multimedia.org/pool/main/w/w32codecs/
Copie o arquivo final .deb


Para o DVD.

http://www.debian-multimedia.org/dists/stable/main/binary-i386/package/libdvdcss2.php
No fim da pagina clique em libdvdcss2

Após copiar, clica no arquivo e ele vai abrir um programa de instalação, ai é apenas instalar.
Se configurou o Gdebi faz assim, botão direito do mouse no pacote, Abrir Com, GDebi Package Installer (cuidado principalmente com o navegador, não instale nada via navegador que não conheça).


Plugin do Flash.
Nessa parte Modos de Instalar o Plugin do Flash no Firefox e SeaMonkey Pacotes Oficiais.
http://flavioblogg.blogspot.com/2009/01/pacotes-oficiais-do-firefox-thunderbird.html


Converter Vídeos em Modo Gráfico.

Ai tem uma imagem dele também.
http://sourceforge.net/projects/hypervideoconve/

http://sourceforge.net/projects/hypervideoconve/files/
Para instalar faz assim, pegue o de final qt4-deb.tar.bz2.
Clique nesse arquivo apos ter copiado, ele vai abrir.
Ai terá uma pasta entre nela, terá ai o pacote .deb.

Em, Menu, Multimídia, Hyper Converter


Sistema de áudio e vídeo GStreamer
O Debian já vem com o xine, mas alguns programas usam o GStreamer, que é outro popular sistema, assim é bom ter os dois.
Tentei reunir todos os pacotes dele.

aptitude install gstreamer0.10-alsa gstreamer0.10-esd gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-fluendo-mpegdemux gstreamer0.10-fluendo-mpegmux gstreamer0.10-gnonlin gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-base gstreamer0.10-plugins-base-apps gstreamer0.10-plugins-farsight gstreamer0.10-plugins-good gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-pulseaudio gstreamer0.10-schroedinger gstreamer0.10-sdl gstreamer0.10-x


Aparência do Kde

Os pacotes necessários para mudar a aparência do Kde e escolher a que mais gostar.
Também tem os necessários para mudar a aparência do kdm (onde se da a senha e login em modo gráfico) e alguns papeis de parede a mais.

aptitude install kwin-baghira kwin-style-crystal kwin-style-dekorator kwin-style-knifty kwin-style-powder kwin-style-serenity kwin-style-suse2 kde-style-comix kde-style-domino kde-style-klearlook kde-style-lipstik kde-style-polyester kde-style-qtcurve kde-style-serenity kde-wallpapers-lineartreworked ksplash-engine-moodin kde-kdm-themes kdmtheme kde-wallpapers-lineartreworked

Para mudar a aparência vá em Menu, Centro de Controle, Aparência & Temas
Ai tem o Decorações da Janela e o Estilo que são parte das configurações da Aparência do Kde.

Para escolher o tema do kdm (onde se da a senha e login em modo gráfico), em Menu, Centro de Controle, Administração do Sistema, KDM Theme Manager
Precisa clicar em Modo Administrador, ai senha root.


Aparência de Programas em Gtk no Kde.
São programas que tem a aparência a parte do Kde, e são em Gtk.
Exemplos de programas, Firefox (Iceweasel), Thunderbird, Firestarter, etc...

Aqui explico como configurar e pacotes de temas.
Mudar Tema de Ícones do Gtk no Kde, Debian Lenny
http://flavioblogg.blogspot.com/2009/01/mudar-tema-de-cones-do-gtk-no-kde.html


Temas de Ícones do Kde
Para quem quiser trocar e conhecer.
Mais os pacotes são grandes, assim vai copiar mais ou menos uns 80MB

aptitude install kde-icons-crystal kde-icons-crystalclear kde-icons-crystalproject kde-icons-gorilla kde-icons-kneu kde-icons-korilla kde-icons-mono kde-icons-noia kde-icons-nuovext kde-icons-nuvola

Para mudar os ícones do Kde
Em, Menu, Centro de Controle, Aparência & Temas, Ícones
Escolher e depois teclar em Aplicar


Cursores Animados (a seta do mouse)

aptitude install chameleon-cursor-theme comixcursors crystalcursors dmz-cursor-theme oxygencursors

Agora é só escolher qual quer usar, em Menu, Centro de Controle, Periféricos, Mouse, na Aba Tema do cursor


Aparência do Sistema Operacional no Boot
Aqui explico como mudar de forma fácil a aparência do sistema operacional no boot, que vai da tela azul do boot (grub, onde se escolhe o sistema operacional) a colocar uma imagem com barra de progresso no lugar de ficar aparecendo texto quando da o boot.

aptitude install startupmanager grub-splashimages splashy-themes

Configurar, no Menu, Sistema, StartUp-Manager

Ele vai pedir a senha root, é o configurador da imagem no grub (tela azul de escolha de sistema operacional) do splashy imagem com barra de progresso no boot, e configura também o grub.

Seja cuidadoso

Na Aba Opções de inicialização, em tela, coloque a resolução correta para seu monitor e cor, ou a que preferir.
em Diversos marque Mostrar splash na inicialização

Na Aba Aparência, em Temas da tela do gerenciador de inicialização, marque Usar imagem de fundo no menu do gerenciador de inicialização, escolha uma imagem de fundo para o grub.
Para escolher uma imagem, com o Gerenciador de Arquivos vá em,
/boot/grub/splashimages
Ai estão as imagens, clique nela, vai abrir um programa, clique de novo no arquivo.
O nome do tema é o mesmo do arquivo, só escolher
Algumas imagens


Na ordem, fiesta (recomendo) e debian-moreblue-swirl

Em Splashy themes, splashy themes se escolhe a imagem com barra de progresso para o boot
Para ver as imagens vá com o Gerenciador de Arquivos em,
/etc/splashy/themes
cada diretório desse é um tema, tema e diretório tem o mesmo nome.
entre no diretório, clique na imagem background.png, que é o papel de parede, e da para ter uma ideia, caso não tenha esse arquivo, clique na imagem que tiver
Alguns exemplos


Na ordem, moreblue-orbit (recomendo) e debian-moreblue

Fechar

Ta feito, agora reinicie o computador para ver se ficou direitinho e se gosta.


Montar partição do windows (NTFS) no Linux.

aptitude install disk-manager


Em, Menu, Sistema, Gerenciador de Disco

Para que ele funcione no Kde precisa fazer isso, vai no ícone dele no Menu, clica nele com o botão direito, Editar Item, agora em Comando: apague o que tem ai e coloque

kdesu disk-manager

agora no menu, Arquivo, Salvar

Pronto.

Agora vai no Menu no ícone dele, ele pede a senha root

Muito bom esse programa.
Por ele se faz fácil isso em modo gráfico, podendo montar de varias formas.

Com acesso apenas leitura, assim não pode alterar nada la (windows), apenas copiar do windows para o linux (seguro pois evita de alterar alguma coisa no windows)

Com acesso leitura e escrita, pode copiar do linux para o windows e do windows para o linux, também pode alterar o windows por isso cuidado.

Você pode nele configurar, em Permitir suporte a escrita.
Ai você escolhe entre escrita e leitura ou apenas leitura.

Você pode motar e desmontar por ele em modo manual, ou pode configurar para iniciar com a partição já montada, isso tudo de modo fácil.


Você pode acessar a partição pelo gerenciador de arquivos

Em Menu, Pasta do Usuário

Ai no menu, Ir, Mídia de Armazenamento
só localizar a partição do windows montada.


Fonte: Já não lembro qual mensagem na comunidade foi a primeira, já faz tempo até eu ver o programa e escrever para colocar aqui.
Orkut - Comunidade Debian-BR
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=9145


Efeitos em 3D no Desktop

Aqui tem que ver se tem suporte a 3D no Linux o seu hardware, se a placa de vídeo for Nvidia por experiencia própria a possibilidade é bem grande (muito bom suporte), parece que a Intel também tem bom suporte e a Ati, entre outros.
Ai tem que instalar o drive ou configurar conforme o caso.

Para Nvidia.
Instalar Drive da Nvidia no Debian Lenny.
http://flavioblogg.blogspot.com/2009/03/instalar-drive-da-nvidia-no-debian.html

Agora vamos aos efeitos 3D (Compiz-Fusion)

aptitude install compiz-core compiz-plugins compiz-fusion-plugins-main compiz-fusion-plugins-extra compiz-kde compizconfig-backend-kconfig compizconfig-settings-manager fusion-icon


Tudo estando certinho, vá em Menu, Sistema, Compiz Fusion Icon

Vai aparecer um ícone na barra ao lado do relógio, clique nele com o botão direito, ai para liga o Compiz-Fusion (em Select Window Manager, Compiz (liga ele), e KWin (volta ao normal) tem o configurador (Settings Manager)(em português).


Colocando o Compiz Fusion (Efeitos 3D) para iniciar junto do ambiente gráfico.
Uma forma que eu conheço pode ter outras formas.

Crie o arquivo para ser executado na inicialização do ambiente gráfico.

No kde em seu diretório de usuário

/home/seu login

ai nesse endereço /.kde/Autostart

Se não vê é porque ele é oculto, no gerenciador de arquivos, menu Ver, Marque Mostrar Arquivos Ocultos

crie um arquivo ai, (pode ser de nome) iniciar
Como, clique com o botão direito no espaço do diretório vazio, Criar Novo, Arquivo Texto...

nome do arquivo, ok


ai coloque nele isso

#! /bin/sh
compiz&

Precisa ficar na primeira linha, junto a margem, sem espaço no começo da linha, como ele ta ai, só que na primeira linha.

Salve.

agora clique no arquivo que criou, com o botão direito

Propriedades, Permissões, ai tem uma caixa de seleção a É Executável, deixa ela marcada, Ok

Ok ta feito, feche o ambiente gráfico e abra novamente vamos ver se esta tudo certinho.

Bom divertimento :)


Melhorar velocidade da Internet

Se sua conexão não esta na velocidade que costuma, e esta em outra distro ou sistema operacional, faça isso e veja se melhora.

Com o Gerenciador de Arquivos em modo root¹
¹Em Menu, Sistema, Mais Aplicativos, Gerenciador de Arquivos (Modo Super-Usuário)

Em /etc/dhcp3/dhclient-exit-hooks.d

crie o arquivo

mtu

Clique com o botão direito no espaço vazio do diretório, Criar Novo, Arquivo Texto...

nome do arquivo, ok

clique no arquivo

/etc/dhcp3/dhclient-exit-hooks.d/mtu

ele esta vazio, coloque isso nele, copie e cole.

agora ai esta para a interface eth0 de rede, tem que ver qual é a sua interface, isso é relativamente fácil de saber com o comando ifconfig como root, ele mostra todas as interfaces.
exemplo
eth0 rede
ppp0 discada
lo do sistema

Caso tenha wireless, e não sabe qual é a sua interface, no ícone do network-manager na barra ao lado do relógio, em Opções, tem Desactivar a Rede sem Fios, clique ai, veja pelo comando ifconfig, agora sem as interfaces do wireless, depois se quiser ligar de novo no mesmo lugar Activar a Rede sem Fios

Ai apenas mude a interface.


#! /bin/sh
/sbin/ifconfig eth0 mtu 1492


Precisa ficar na primeira linha, junto a margem, sem espaço no começo da linha, como ele ta ai, só que na primeira linha.

Salve ele.

agora clique com o botão direito em

/etc/dhcp3/dhclient-exit-hooks.d/mtu

Propriedades, Permissões, ai tem uma caixa de seleção a É Executável, deixa ela marcada, Ok

Desconecte e conecte de novo.
No ícone do network-manager na barra ao lado do relógio, em Opções, Mudar para Modo Desligado, e depois Mudar para Modo Ligado
Espera conectar

com o comando como root.

ifconfig

veja a interface que foi configurada, principalmente o valor de MTU:, veja se é 1492

se esta nesse valor, ta certinho.


Programas Uteis.

Caso alguem não conheça o OpenOffice.org
http://pt.wikipedia.org/wiki/Openoffice

aptitude install openoffice.org openoffice.org-help-pt-br openoffice.org-kde openoffice.org-l10n-pt-br


Imagem do synaptic, sobre o tema de Gtk Geramik

Para instalar esses programas a baixo use o synaptic para isso, procure o pacote e depois instale ele, uma vez localizado clique nele com o botão direito do mouse e escolha Marcar para instalação, depois clique em Aplicar, pode escolher vários para instalar e depois clicar em Aplicar assim ele instala eles de uma vez.
Em Menu, Sistema, Gerenciador de Pacotes Synaptic

Gimp equivalente Adobe Photoshop
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gimp
Pacote gimp
O gimp tem ainda mais pacotes opcionais, que assim aumentam os seus recursos.

Inkscape equivalente Adobe Illustrator
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inkscape
Pacote inkscape

Scribus equivalente Adobe InDesign
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scribus
Scribus com tela dele, em inglês.
http://en.wikipedia.org/wiki/Scribus
Pacote scribus

Synfig animação em 2D, esse esta em inglês ainda.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Synfig
Synfig com tela dele, em inglês.
http://en.wikipedia.org/wiki/Synfig
Pacote synfig

Audacity Editor de audio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Audacity
Pacote audacity

Keytouch programa para configurar teclas de multimídia e as teclas Fn.
http://keytouch.sourceforge.net/
Pacote keytouch


Programas Equivalentes do Windows no Linux
http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes


Jogos

Alguns jogos disponíveis no Debian Lenny que eu conheço e gosto.

Torcs
Descrição e imagens no link abaixo, lembre-se se instala ele via synaptic aqui uso apenas como demostração do jogo.
http://www.baixaki.com.br/download/TORCS.htm
Pacote torcs

Lincity-NG
Gosto muito desse, Jogo de administrar uma cidade, sendo que se pode optar por dois caminhos o sustentável e o não sustentável onde se precisa deixar o planeta em foguetes, no link tem imagem dele.
http://lincity-ng.berlios.de/wiki/index.php/Main_Page
Pacote lincity-ng

Sauerbraten
Um jogo grande de mais ou menos 300MB, no link a baixo esta a descrição em português.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sauerbraten
http://sauerbraten.org/
Pacote sauerbraten

Planet Penguin Racer
Descrição e imagens no link abaixo, lembre-se se instala ele via synaptic aqui uso apenas como demostração do jogo.
http://www.baixaki.com.br/download/planetpenguin-racer.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Tux_Racer
Pacote planetpenguin-racer

Abuse
Ele é bem leve 2D, mas gosto dele.
Descrição e imagens no link abaixo, lembre-se se instala ele via synaptic aqui uso apenas como demostração do jogo.
http://www.baixaki.com.br/download/abuse.htm
Pacote abuse


Xadrez, aqui coloco dois.

Xadrez
Esse é mais fácil, quando se tecla na peça ele apresenta os caminhos possíveis, para quem ta iniciando em xadrez é bem legal, esta em português.
Pacote gnome-games

Knights
Esse esta em inglês, já é mais profissional, se pode conectar via internet e jogar.
Pacote knights


Tem muitos mais, seja jogos ou programas, com o tempo vai aprendendo, também se pode colocar programas de fora, depois explico isso.


Dicas

Som na Lixeira

Para ter som na lixeira quando é esvaziada, em Menu, Centro de Controle, Som & Multimídia, Notificações do Sistema, em Origem do evento escolha Notificações de sistema do KDE, selecione, A lixeira foi esvaziada, em Ações marque Reproduzir som, coloque ai

/usr/share/sounds/KDE_Star_Ship_1.ogg

Aplicar


Gerenciador de Arquivos com cores diferentes para root e usuário.

Olha com a cor, root e usuário

Muito bom, pois assim se sabe quando é root uma aplicação e quando é usuário.
Em Menu, Executar Comando, coloque

kdesu kcontrol

Ai vai abrir o Centro de Controle de root, seja cuidadoso.
em Aparência & Temas, Cores, escolha para root uma cor chamativa que demostre que é root, tipo o Esquema de Cor Abóbora.

Aplicar



Atualizado em 02/04/2010

adic.
partes Importante sobre Iceweasel(Firefox) do Debian, Sistema de áudio e vídeo GStreamer, Temas de Ícones do Kde, retirado Iceweasel e plugin flash alterado para firefox oficial

16/10/2009

- Link do pacote firestarter foi mudado.

- Adic. as partes Pacotes Recomendados da Instalação e não Instalados, Montar partição do Windows (NTFS) no Linux.
- Adic. Converter Vídeos em Modo Gráfico, Codecs.

Atualizado em 20/04/2009
- adic. Compiz Fusion (Efeitos 3D) iniciando junto com o ambiente gráfico.

12 comentários:

Lex Aleksandre disse...

Flávio,
Na instalação normal do Lenny com o Gnome, não tem aquela escolha de perfis, sendo um deles referente a laptops?
Sendo assim, ainda é necessário a instalação dos pacotes para laptop mencionadas por você? O gerenciador de energia vem instalado por padrão.
Aqui no meu não está funcionando muito bem; colocando pra suspender, ao retornar para o modo ativo o micro volta mas o monitor continua totalmente apagado.
Meu notebook é um Positivo Mobile Z635 com aquela maldita SiS Mirage 3 (771/671). Interessante que no Ubuntu 9.04 funciona normalmente!
Até instalei o kernel 2.6.30 pra ver se resolvia e continua na mesma.
Você tem alguma idéia?

Ivan Luís Kuhn disse...

dica!

se, ao impostar a senha, embora ELA ESTEJA REALMENTE CERTA o dito programa "disk-manager" informe que ela está errada, abra um terminal e digite
kdesu disk-manager

algumas vezes o sudo deve ser configurado.

Flávio disse...

Tava Viajando

Lex

Estranho não ter, eu uso o kde, assim fiz pensando e testando sobre kde, agora com o gnome não tenho certeza de quais programas são necessários.

Esse é importante, acpi-support

Veja se esta instalado o programa do gnome para controle de frequência do processador, bateria, suspender, etc...



Ivan Luís Kuhn

Obrigado pela dica, mas esta ai que para kde é necessário esse comando :)

Gabriel Tavares disse...

ola flavio, sou um usuario novo no debian, e iniciei com o lxde, porem sou usuario da microsoft a decada e meia, e esse eh meu primeiro contato com linux. andei lendo em diversos blogs e foruns e notei que o kde eh mais utilizado, gostaria de saber algumas coisas:

todos os programas que funcionam no ambiente kde funciona no lxde?
porque prentendo sair dos sistemas da microsoft, mas eh nele que utilizo diversos programas, como: editores de imagens, video, audio; utilizo bastante compiladores como eclipse, netbeans, dev c, codeblocs; e estou tendo dificuldaeds quanto a instalacao desses aplicativos.

entao gostaria de algum artigo ou link q me mostre os pacotes q kero utilizar, pois nao conheco os pacotes, e outra coisa, estou tendo bastante dificuldade em instalar programas pelo terminal, qual outro pacote grafico(tipo o synaptic, que so conheco ele) que me ajude a instalar pacotes do tipo .tar.gz, .deb, etc?????
ou qual versao do debian devo utilizar (gnome, kde, xfce, lxde?)?

att

Flávio disse...

Gabriel (Tubarao)

Ola, o ambiente gráfico pouco influencia nos programas, eles funcionam independente do ambiente gráfico.

Olha, se você usar o meu guia de preferencia pelo kde, pois foi feito para ele, mas depois que você já conhecer o sistema, ai você pode mudar sem problemas, assim escolhendo o melhor para você.

Sobre os aplicativos, você primeiro precisa se familiarizar com sistema GNU/Linux depois você deve procurar principalmente no google sobre os programas que você quer em linux para ver o que tem, lebre-se que você esta mudando de sistema operacional e precisa conhecer o sistema operacional para poder tirar proveito dele, e precisa conhecer os programas que ele tem para escolher os que são melhorer para o seu uso.

Pacotes .deb compatíveis com a sua versão do debian podem ser instalados de muitas formas, no guia que fiz tem essa resposta.
O tar.gz ou tar.bz2 são pacotes compactados tipo zip, se abre com um gerenciador de arquivos, ai precisa saber o que tem dentro, se arquivo pronto para usar, código fonte, etc...
Para iniciantes recomendo kde ou gnome, se usar o meu guia ele foi feito para kde, assim use kde.
O lxde ele é mais simples, mas exige que a pessoa conheça mais sobre o sistema e programas, assim para iniciantes não é uma boa ideia.

arlindovisk disse...

amigo: Dá uma força, não consigo conectar meu debian lenny na internet, uso moden adsl velox. Os acara dizem de tem que usar o tal pppoeconf e que ele não vem instalado, quando tento instalar como super usuario ele diz que tem 13 processos em aberto, tenho que dar um : apt-get update e nada. dá uma foraça mano.

Flávio disse...

arlindofc

13 processos em aberto?
Vamos do básico, já viu aqui?
http://flavioblogg.blogspot.com/2009/03/conectar-net-discada-adsl-rede-wireless.html

arlindovisk disse...

Mestre: Minha sources.list eu acho que tem repositórios que já não funcionan mais, gostaria de um modelo de sources.list mais atualizada.
Uso o debian lenny.
meu e-mail: arlindofc@bol.com.br

arlindovisk disse...

aqui esta o modelo da minha sources.list:
http://www.arlindofc.xpg.com.br/sourceslist.html

Flávio disse...

arlindofc

Essa sources.list é do ubuntu.
:)

Unknown disse...

gostaria de citar, ainda, embora deva ser compilado, um bom player de música. o XMMS. abandonado no ubuntu 7, e não vi no lenny. a fonte está aqui. basta adicionar os repositórios, conforme arquitetura, no /etc/apt/sources.list

>>>>>Debian Lenny 32- and 64-bit x86

deb http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/lenny ./
deb-src http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/lenny ./

>>>>>Ubuntu Hardy 32- and 64-bit x86

deb http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/hardy ./
deb-src http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/hardy ./

>>>>>Ubuntu Jaunty 32- and 64-bit x86

deb http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/jaunty ./
deb-src http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/jaunty ./

>>>>>Ubuntu Karmic 32- and 64-bit x86

deb http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/karmic ./
deb-src http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/karmic ./

e depois como root:
aptitude update
aptitude install xmms.

se por algum problema ele ainda não rode, usuários do BIG linux, por exemplo, tem esse problema, basta rodar, como usuário comum mesmo:
"XLIB_SKIP_ARGB_VISUALS=1 xmms"
sem aspas.

fonte:
http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/

Flávio disse...

Ivan Luís

Adicionando informação ao comentário.
A pagina que o Ivan Luís colocou sobre o xmms, e também mencionada na pagina do xmms.
http://www.xmms.org/

O xmms tem apenas até o Etch, agora no lenny tem o xmms2, agora não sei se é continuação do xmms ou não, e as diferencias entre eles.