sábado, 16 de janeiro de 2010

Penalização do Google(Pesquisa) ao Blog

Não queria fazer aqui, mas também me parece ser o mais indicado.
Basicamente vou descrever sobre a penalização do google ao blog, e minha opinião sobre algumas coisas que li e como entendi, e o que na minha opinião eu acho que seria melhor (mais correto).


Como Fiquei Sabendo da Penalização

No dia 24 de Dezembro percebi que tinha algo errado, quando pesquisei uma pagina e vi que não estava na sua posição e nem perto, estava em algum lugar mas não sabia onde, procurei por mais uma ou duas acho, e a mesma coisa pelo que lembro, fui ver o sistema de contagem de visitas, mostrava uma redução de visitas que não me parecia normal.
Foi o suficiente para ver outras paginas minhas e ver que tinha acontecido isso com muitas paginas do blog, simplesmente não achava mais a pagina no google, com termos que davam a essas paginas uma posição na primeira pagina do google, e nem nas paginas seguintes, 2, 3, 4, 5 etc...
Vi que o blog estava indexado no google, apenas não aparecia nas primeiras paginas e não sabia onde apareciam agora.
Fui procurar saber o que tinha acontecido, vi o Ferramentas do webmasters e não tinha nada de errado, não achei nada.
Dei uma procurada e cai no diretrizes para webmasters, li, muito material, mas não encontrei motivos para.
Procurei no google e no Forum Central do webmaster, sobre, e encontrei mais relatos de outras pessoas que passaram por isso.


Leitura
Só para ter uma ideia do que se tem para ler, tem mais coisas, fiz um básico apenas.

Diretrizes para webmasters
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=br&answer=35769

Termos de Serviço do Google
http://www.google.com.br/accounts/TOS

Imagens
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=114016

Sites amigáveis ao Google
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=br&answer=40349

Meu site não está bem classificado na pesquisa
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=br&answer=34444

Da um trabalho ler tudo isso, e depois entender ainda é pior :)


Motivos Possíveis

Ao ler o material sobre indexação e regras do google, não achei nada, mas fui obrigado a ver o que podia ser, pois se tem penalização tem motivo.
O google no meu caso não deu qualquer aviso de penalização ou explicou o motivo da penalização, e pelo que vi ele realmente não avisa ou explica.
Assim vi e entendi que os motivos com maiores chances são esses.


Conteúdo duplicado
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=66359

Aqui pelo que entendi, ao encontrar mais do que uma pagina na net com o mesmo material, ele escolhe o apropriado, ele vai escolher qual vai exibir, assim exibindo apenas uma pagina.
Até ai não tem motivo para penalizar varias paginas, penalização normal.

Pode ser, teorizando sobre a informação do google, que por paginas copiadas na net, a minha seja penalizada, mas é bem pouco provável isso(é o que diz o google), mas é possível, até onde vi, tem paginas que copiaram o meu conteúdo, tem as que copiaram com link para mim, e tem sem link, mas nesse caso, a que tem link demostra o autor, e a que não tem link, no minimo ele escolhe qual pagina aparece nos resultados.
Não vi motivos aqui para justificar a penalização de varias paginas, e ele deveria levar em consideração no caso de não ter link para o autor (minha opinião) data de publicação, tempo de site, assunto do site e quantidades de paginas e se são originais ou apenas copias,
basicamente para escolher a pagina que fica nos resultados.

Uma coisa que achei foi essa e isso a pouco tempo(13/01), como utilizo o sistema de organização por ano e mês no menu (Arquivo do blog), ele cria paginas assim mostra o conteúdo do blog duplicado, por exemplo por ano ele mostra todas as postagens do ano, mas o ano eu não encontrei no google porque ele possui um caractere que com ele o google não indexa(acredito), mas os meses sim, estão la, ao ler de novo e sem motivo claro, acabei vendo isso, ele diz nessa parte. Compreenda seu sistema de gerenciamento de conteúdo:
Agora temos um problema, como tirar isso? O acesso ao robots.txt eu não tenho ou eu não achei, mas acho que não tenho acesso a ele.
Ou mudo o sistema de organização do blog o Arquivo do blog.
Ou vou na Ferramentas do webmasters e tiro esse conteúdo, mas pelo que lembro ele tira apenas por 90 dias, e ainda to testando se ele não vai tirar as paginas que pertence ao diretório mês também.
Agora olha o que ele diz abaixo, A existência de conteúdo duplicado num site não é razão para actuar sobre esse site, a não ser que o objectivo seja enganar e manipular os resultados do motor de pesquisa. Se o seu site tiver problemas de conteúdo duplicado e não seguir os conselhos indicados acima, ficará a nosso cargo a escolha da versão do conteúdo a mostrar nos nossos resultados de pesquisa.
Concordo, pelo que entendi ele vai escolher das paginas iguais a que ele vai mostrar.


Esquemas de link
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=66356
Aqui a coisa é complicada na minha opinião.

O problema é o sistema, o link não pode ser usado para medir alguma coisa, pois ele é facilmente manipulado (minha opinião).
Imagina, quantidade de links e também tem a qualidade do link (a qualidade do link é se algum site que tenha muitos pontos coloca um link para você, quanto mais pontos tem o site mais vale o link que ele aponta para você)
Isso da pontos para um melhor posicionamento nos resultados, quanto mais pontos melhor o resultado até chegar no primeiro resultado mostrado.

Formas (algumas) de manipular e são pelo que me parece inúmeras, não vejo forma de usar link, muito fácil de manipular (minha opinião)

Troca de links
Pode ser de você coloca um link para mim e eu um para você como um bom site(indicação), e outros fazem o mesmo, ao invés de indicar bons sites, se troca link para ter melhor posição nos resultados.
Venda, pode ser de se indicar um site como bom, ou um post sobre, ou colocar(link) num site como indicação de bom site na pagina principal, naturalmente apenas fazendo por venda.
Ainda na Venda, pode com o tempo criar um mercado negro de sites/blogs, que vendem posts, e links de indicação na pagina principal.
Manipulação automatizada de links, spam em comentários, criação de blogs e sites apenas para links, e o que funcionar de forma automatizada.

Já da para ter uma ideia, e na minha opinião não vejo como pode ser possível usar links para medir um site/blog como bom, ou mesmo como parte da avaliação sendo a avaliação feita por varias regras e o link sendo apenas mais uma regra.

E pior.
As pessoas com regras assim, simples mas complexas pois dificilmente se sabe o que é indicação de intenção de bom site/blog, do que é manipulação, ficam tipo extremamente preocupadas, achando que devem colocar a opção nofollow de não seguir nos links para assim evitar de o google penalizar o site/blog. Dessa forma o de colocar a opção nofollow de não seguir nos links, o google quando faz a leitura do site/blog desconsidera esses links, como se não tivessem ali, ele não conta como validos, assim não conta como pontos. Mas se todos fizerem isso, acabou o sistema de avaliação por link.
Ou as pessoas ficam com medo de colocar links, coisa básica de internet, indicação de informação relevante, paginas que gostam, etc...
http://www.seomarketing.com.br/link-exchange.html
http://googlediscovery.com/2009/03/04/links-pagos-o-google-esta-de-olho/


Postei no Forum do Google.

Não achava e ainda não vi ou entendi motivos para, assim postei para ver se alguém sabia, infelizmente nada até a data da postagem.
http://www.google.com/support/forum/p/webmasters/thread?tid=5ee8a968dd7e0aae&hl=pt-BR


Mecanismo de Filtragem

Parece que é automático, tipo um filtro de spam, assim quando ele passa ele verifica os possíveis spam, assim pode ser de seu site/blog ser considerado um spam, e penalizado, naturalmente é bem mais complicado do que um spam, tem uma grande quantidade de regras que deve ser muito maior que as de spam de e-mail, usei spam apenas para ficar mais fácil de entender.
Uma coisa que não entendi, sendo automático porque não vejo no fórum mais reclamações sobre penalização, pois sendo automático e com regras que penalizem o meu blog, acredito (minha opinião) que facilmente penalizariam muitos outros, assim apareceriam vários posts com reclamações com datas de inicio bem semelhantes, o que não ocorreu.


Pedido de Reconsideração

Fiz o pedido pois não encontrei nada, fiz em 25/12/2009 pelo que lembro, não alterei nada na pagina pois não vejo nada de errado, em 12/01/2010 veio a resposta, essa automática também, não informa nada(motivo da penalização), apenas que foi analisado seu pedido, e que verificaram se ele está violando as Diretrizes para webmasters. Se não encontrarem nenhum problema ele volta. Se o site ainda não aparecer nos resultados de pesquisa para verificar a Central de ajuda para ver quais procedimentos você pode seguir.
Ai volta ao começo, tendo de ler novamente, e descobrir o que pode estar errado.


Avaliação de Sites, Alternativa ao uso de Links

Analisei rapidamente e vi basicamente duas formas, devem ter muitas outras formas, mas não me interessa analisar isso, vou apenas descrever uma, que seria o modo de Convivência, ou o seu resultado, Confiança.
Basicamente ele seria usado apenas para posicionamento nos resultados, sendo ele o responsável pela indicação de quem vem em 1º, 2º, 3º etc... nos resultados, isso quando o resultado for igual para o search de 2 ou mais sites/blogs, assim e somente assim ele usa essa regra.
Basicamente funcionaria assim, quando se cria um site/blog ele vira com 0 de Convivência com o buscador, com o passar dos messes apos uns 6 meses se o site/blog não tiver feito nada de errado má-fé, e quando for merecido por exemplo, trabalha no site/blog tipo mantem e posta (não fica abandonado), faz conteúdo original, etc... se pode passar para 1 ponto, a cada 6 meses pode avaliar e dar 1 ponto quando for merecido, mais apenas se da 1 ponto quando merecido.
Mas só se pode punir quando ele cometer um ato errado, de má-fé, tipo manipulação do mecanismo de pesquisa, podendo dependendo da gravidade a penalização variar de 1 a todos os pontos (de 0 a 10), naturalmente grave (de má-fé) seria script maliciosos, vírus, etc...
Também pode não se dar ponto algum, como tipo não fez nada nos últimos 6 meses nem manutenção, mas na área é o que tem apenas, e tem um material relevante em quantidade por exemplo.


Pesquisa sobre Penalizações na Net.

Dei uma pesquisada, e encontrei bastante material sobre, tanto no google como no Forum Central do webmaster e em outros buscadores (yahoo, etc...)

Exemplos para pesquisa, punição do google, penalização do google, site saiu do google, blog saiu do google, cair de posicionamento google, etc...

Agora lembre-se que hoje a internet é bem lucrativa, foi o tempo que as pessoas faziam site para ter acesso, hoje o negocio é ganhar com publicidade, assim se encontra de tudo apenas para ganhar com publicidade.
Também vale lembrar que quanto mais acessos uma pagina tiver, em teoria mais cliques em links patrocinados ela terá, assim ganhara mais dinheiro, esse deve ser o principal motivo de manipulação dos resultados do google.
Vale lembrar para dar uma olhada na pagina, a paginas legais a paginas apenas sobre sexo, piramides, etc..., antes de achar alguma coisa veja a pagina antes.


Transparência

Lista de penalizados e banidos, como se sabe quem esta penalizado e quem esta banido do google?
Também seria interessante ter um link tipo para um tópico especifico para o site em um fórum, para onde o autor possa colocar informações, ou reclamações sobre e se possível o motivo que o google penalizou ou baniu.


Quase um Monopólio

Essa na minha opinião é o problema principal, falta concorrência.
Por exemplo, eu sempre usava o google para pesquisar e indicava ele, mas se eu não encontrasse nele o que eu queria, eu achava que não tinha, nem procurava no Yahoo por exemplo, e em outros sites de pesquisa.
Da uma olhada, segundo a Net Applications.
http://marketshare.hitslink.com/search-engine-market-share.aspx?qprid=4&qpdt=1&qpct=3&qpcal=1&qptimeframe=M&qpsp=131


Usuários Comuns,

Acredito que seja a grande maioria que usa a web.
Imagina essas pessoas tendo que fazer tudo isso, ler tudo, entender, procurar o que é, uma coisa que nem sabem.


Cadastrei o Blog em Diversos Lugares

Infelizmente tive de cadastrar o blog em alguns lugares por causa da penalização, assim vai encontrar o blog e suas paginas em mais lugares, antes que possa parecer propaganda não é, o motivo e bem simples a penalização do google, precisei fazer, e estou fazendo para que pelo menos localizem o blog e seus guias e assim esses guias tenham a função deles :)
Devo continuar, pois prefiro que fique diversificado os link para o blog. :)


Fim da Penalização

Hoje mesmo acabou a penalização, eu mesmo percebi isso as 7:00 am e até a postagem aqui estava normal, verifiquei o sistema de contagem de visitas e também mostra normal, sem penalização ou quase nenhuma pagina penalizada.

Muito obrigado a todos.


Retirando a Penalização
(essa parte até o fim da pagina foi colocada em 06/04/2010)

Da data de atualização 18/01/2010 e depois de 2 meses, eu estava acompanhando o mecanismo de busca, quando acabou a penalização uma analisa mais apurada me mostrou que, 2 paginas ainda tinham algum tipo de penalização, pequena, mas tinham.
E junto disso eu conheci por causa da penalização o
PageRank, que era na penalização de 1, eu não sei quanto era antes, nem sabia disso.
Mas pesquisando por blogs na web, percebi que poderia ser de 2 a 4, e pelo que entendia poderia ser um modo de sinalizar uma penalização, já que era 1 na penalização, e continuou como 1 depois de acabar a penalização.
Assim fiquei analisando o que poderia estar errado, mas a documentação do google no meu caso, me explicou algumas coisas, mas me confundiu completamente, não conseguia entender o que poderia estar errado, não tinha forma de entender, olhava o blog, não via nada, lia o documento também não, ai cansei disso, ai comecei a ver o blog como se eu fosse fazer um buscador, assim a melhor forma de armazenar, de se localizar a pagina, formas de confundir ou qualquer coisa que poderia atrapalhar a localização.
Foi dai que juntando a visão de buscador com as informações de como o google trabalha que alterei o blog e assim foi fácil e rápido de resolver.

Percebi que paginas duplicadas não tinham sentido mesmo

Percebi que
o sistema de organização por ano e mês no menu do blog, era lido pelo google, como eram links, sobre texto, onde o texto era o titulo de cada pagina, precisava retirar isso, pois cada pagina tinha o índice todo, dessa forma isso poderia ser facilmente entendido como um meio de tentar enganar o buscador, fora que atrapalhava a localização da pagina certa.
.
Percebi que precisava arrumar os links porque a forma como o google lida com eles não acho certa(minha opinião).


Solução

Pagina duplicada, eu na data simplesmente alterei a forma de como o blog organizava, de mês para semana ou diário, assim as paginas que estão no buscador não aparecem, e quando atualizarem simplesmente vão ficar sem as paginas.
Não sei se tinha antes, mas agora tem a opção de desligar, que é na minha opinião melhor, alias vi isso ontem 05/04/2010, e já desliguei.

O sistema de organização por ano e mês no menu do blog, eu retirei e coloquei uma pagina de índice no lugar.

O sistema de organização por ano e mês no menu do blog

Links, ao procurar por uma coisa achei outra, mas não foi nada fácil :), primeiro fui ver as informações em inglês para ver se eram mais novas ou tinha alguma coisa a mais, foi ai que achei, e para minha surpresa foi apenas colocar em português na pagina que já estava traduzida. (lembrei de tudo agora, pois procurei o link e não achei, tive de achar de novo :))
Nessa pagina achei os meta tag específicos para o google
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=79812

Ai coloquei a meta tag(apenas para o buscador do google), para dar nofollow no blog completo, acredito que é a mesma coisa do nofollow do link.
O meta tag

meta name="googlebot" content="nofollow" /
tirei o <> porque não aceita post com meta tag

Para saber mais sobre, ver como é certinho e todas as opções.
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=79812


Tempo Efeito

O efeito foi rápido, pelo menos nesse caso, as duas paginas que tinham algum tipo de punição rapidamente foi retirado.

No caso do PageRank, não foi assim, esperei dois meses até todas as paginas estarem atualizadas, e o valor do PageRank simplesmente ficou onde tava.
No caso do PageRank não me importo, para mim não tem valor algum(minha opinião), o que importa para mim é o posicionamento e localização das paginas apenas, eu achei que o PageRank poderia me informar alguma coisa, mas no final não vi nada.


Outra Vez :)

Ontem acho(05/04/2010), fui ver sobre o post do note acho, como tava, etc... e acabei vendo outros, e percebi uma penalização pequena, mas tem, de 0 a 10 no máximo 2,5.

Tava sem tempo esse últimos meses, não postei nada, assim a pagina de índice ficou no end. do blog(pagina principal).
Mas parece que a uma semana mais ou menos tive uma pequena redução de visitantes, até ai achei normal, uns 20%, achei que fosse por causa do feriado ou outra coisa qualquer, não vejo visitantes como uma coisa exata, acho normal variar.

Pelo que vejo, o google agora pode estar reconhecendo a pagina de índice como alguma coisa errada, ou errada por estar na pagina principal.
Tem também o novo(para mim) sistema do google, antes eles tinham a informação do cache sobre a pagina, agora não, eles tem dois caches, um acessível pelo google nos resultados, e outro em forma de texto que somente o google sabe.

Assim a pagina de índice que estava na pagina principal ainda esta(no momento) no cache de texto do google da pagina principal.
Quando tento localizar determinadas paginas, algumas apenas, ele vai nesse cache.
Mas parece que teve uma pequena punição com perda de posição também, agora é esperar um pouco.

O lado bom foi que me fez lembrar, pois o tempo que eu esperei até o buscador atualizar todo o blog, já me fez esquecer muitas coisas, assim lembrei de uma parte. :)


Como é Difícil Entender as Regras.

Para mim e como, para ter uma ideia, do blogger também, a lista de
Blogs interessantes dele, tanto pela pagina você localiza ou por aqui.
http://blogsofnote.blogspot.com/

Ai encontrei vários blogs, com mais links, com o menu, mais post, etc...
Onde não vejo punição.

Dai imagino que pessoas ou empresas que vivem de internet, devem ter alguém que conheça bem do buscador(regras) para manter a pagina bem posicionada.
Pela minha experiencia(apenas) não é nada fácil.


Dica PageRank

Para Firefox, para quem quiser saber de sua pagina, de outras etc...
A
Barra de ferramentas Google, não precisa deixar ela ativada, ativa apenas quando for usar se quiser, depois desativa.
https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/6249



Atualizada em 06/04/2010

adic.
as partes Retirando a Penalização, Solução, Tempo Efeito, Outra Vez :), Como é Difícil Entender as Regras, Dica PageRank

18/01/2010
adic. a parte Fim da Penalização

Nenhum comentário: