domingo, 9 de maio de 2010

Explicações básicas sobre Linux

Uma coisa básica sobre Linux e que acho importante, vou tentar explicar (minha opinião).
Basicamente o GNU/Linux conhecido popularmente como Linux, é organizado como Distribuições(Distros), uma Distribuição(Distro) é basicamente um grupo de pessoas interessadas que se organizam para criar um sistema operacional, e assim nasce a Distribuição.
A Distribuição é um sistema operacional tipo o Windows, mas customizado para uma atividade, ou mesmo para a mesma atividade mas de formas diferentes, pois cada pessoa tem necessidades e mesmo opiniões diferentes, por exemplo de opinião, tem pessoas que acham segurança uma coisa importante em desktop, tem pessoas que não, acham que segurança é importante mas é mais importante que o usuário use o Linux, e com o tempo ele vai aprendendo, e assim vai customizando o sistema conforme ele precise basicamente, tem muitas opiniões apenas sobre desktop, apenas para dar um exemplo.
Assim apesar de os mesmos programas estarem nas distribuições, elas são bem diferentes, seja por versões dos programas(mais velhos ou novos), mais estáveis ou mais instáveis, e a configuração deles por padrão, que ai vai da opinião de cada distro.
Assim as grandes distros até podem parecer iguais a primeira vista, mas não são.


Diferenças entre Distribuições(Distros) Estáveis e Não Tão Estáveis.

Estáveis Qualidades, são bem trabalhadas e testadas, assim corrigem os problemas(bugs), dessa forma elas funcionam direitinho, é robusta, ótima para entender o que é linux, o que é estabilidade, funcional e trabalhosa de fazer.

Estáveis Defeitos, como é necessário testar e corrigir problemas(bugs), isso demora e depois a versão é congelada, ficara na versão até o próximo lançamento, assim não tem o suporte a hardware tão bom quanto a versão mais recente, apesar que tem drives a parte que ajudam bem, mas não é para todos os casos, uma parte apenas.
Os programas alguns não são fáceis de atualizar e integrar ao sistema, tem muitos que se pode atualizar, mas não são todos, eu uso e sempre usei estável como desktop.

Não Tão Estáveis Qualidades, tem geralmente um ciclo de lançamento curto, assim tem programas novos ou os últimos lançamentos, assim tem um suporte a hardware melhor, tem os programas novos e assim as suas novas funcionalidades.

Não Tão Estáveis Defeitos, como tem programas novos e geralmente ciclo curto, em programas com grande desenvolvimento ou mudanças podem aparecer problemas(bugs), esses problemas podem ser de simples como configuração que mudou por exemplo, a mais complicado como programa que não funciona direito, também pode ter hardware que funciona normal no Linux, mas que nessa versão não funciona direito por exemplo.
Isso não quer dizer que vai aparecer todos esses problemas, pode aparecer algum, pode aparecer alguns, tem distros Não Tão Estáveis mais estáveis e menos estáveis.
Isso também não quer dizer que se uma distro for por exemplo pouco estável que na próxima versão sera também ou mesmo que com o tempo não se vai arrumar, as opiniões mudam, uma distro pode ser mais instável hoje e na próxima versão ela ser mais estável.


Pacotes(Programas)

Dentro das Distros Estáveis e Não Tão Estáveis temos a quantidade de pacotes(programas), tem distros com mais pacotes(programas) e naturalmente com menos.


Debian Estável

O Debian Estável como o próprio nome diz, é estável, e tem uma grande quantidade de pacotes.

O Guia é feito para o Debian Estável, hoje é a versão 5.0.x de nome Lenny, ele(o Lenny) foi lançado em 14/02/2009

Debian Lenny 5.0, Instalação para Iniciantes, Notas e Informações de Lançamento.
http://flavioblogg.blogspot.com/2009/02/debian-lenny-50-instalacao-para.html


O Debian Não Tão Estável

O Debian também tem a versão Não Tão Estável, chamada de testing.
O Debian testing não tem lançamento e assim também não tem ciclo de lançamento, quando um programa novo é lançado depois de um tempinho ele é colocado no sid, o sid é onde os programas novos entram, uma coisa entre outras que o sid faz e testar os programas para ver como estão antes deles irem para o testing, assim evitando que programas com problemas entrem no testing, pode acontecer de pacote(s)(programa(s)) terem um bug e irem para o testing, para saber se um programa esta legal ou não antes dele ir para o testing, é preciso testar e caso ele tenha algum problema reportar o bug, se ninguém reportar o problema(bug) ele vai para o testing.
Para quem prefere.

Não aconselho para iniciantes em Linux.

Download das imagens iso
http://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/
Para quem não sabe qual escolher para uso em Desktop.
http://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/i386/iso-cd/
Apenas uma imagem é necessária para instalar, qualquer imagens de final CD-1.iso.
Por exemplo, hoje temos.

debian-testing-i386-kde-CD-1.iso
debian-testing-i386-CD-1.iso
debian-testing-i386-xfce+lxde-CD-1.iso

Quem não sabe qual escolher de preferencia para uma dessas.

debian-testing-i386-kde-CD-1.iso
ou
debian-testing-i386-CD-1.iso


Qual é o Melhor Linux

O melhor Linux para você ou para mim, vai depender por exemplo para o que você vai usar, que tipo de sistema operacional(Linux) prefere, conhecer as distros que existem, entre outras coisas, para iniciantes de preferencia as grandes distros.
Assim que ver quais são as distros para o que você quer ou as grandes distros, eu recomendaria(é o que eu faço) teste uma, depois veja a outra, use, a que mais gostar use, com o tempo vai conhecer e verá como são diferentes, e naturalmente com o tempo conhecerá bem a distro, como por exemplo os pacotes não oficiais disponíveis, mas que são de boa qualidade, e em muitos casos são de desenvolvedores da distro, isso por causa de licença por exemplo, assim fica proibido na distro.


Lista Básica das Grandes Distribuições

Para conhecer as grandes distribuições, alem das tradicionais.
http://distrowatch.com/

No lado direito tem uma lista de nome Ranking de Visitas, coloque a opção abaixo do nome em Last 12 months, e clique em Recarregar.
Ai vai te dar uma lista básica das grandes distros.

Nenhum comentário: